quinta-feira, 9 de julho de 2009

No dia 27 de junho foi realizada mais uma oficina de Lìngua Portuguesa, a segunda oficina da TP3 com a abordagem do tema Gêneros e Tipos Textuais.

Iniciamos nossa conversa num tom de receptividade e muita alegria e a seguir foi apresentado um texto de Rubens Alves "O voo da águia". Os cursistas gostaram muito do texto e fizeram vários comentários a respeito do mesmo, inclusive o comentário da professora Jaqueline me chamou muito a atenção: "Somos todos águias , estamos sempre alçando novos voos e renovando nossa capacidade de aprendizagem e crescimento."

Foi apresentado também por mim um texto em forma de slaide com o tema: Gêneros e Tipos textuais: Reflexões e análises - Considerações necessárias. Esse foi um momento produtivo de nossa oficina , vários professores apresentaram certas dúvidas e questionamentos a respeito do assunto e algumas considerações foram necessárias. Vários professores falaram a respeito de suas experiências em trabalhos com os Gêneros textuais e outros apresentaram sugestões de como trabalhar em sala de aula de aula .

Houve um momento de bastante interação entre os cursista quando foi apresentado a "caixa literária". Foi criada uma caixa com diversos textos de vários gêneros e que apresentasse diversas seguimentações tipológicas, textos verbais e não-verbais. Um círculo foi formado em volta da caixa e cada participante escolheu um texto. Cada um apresentou uma sugestão de como trabalhar aquele texto com seus alunos de maneira a ficar claro as diferenciações textuais e as diversidades tipológicas.

No relato das experiências houve a troca e a socialização de atividades propostas na TP e outras de caráter enriquecedor a escolha do professor.

Vários professores relataram suas experiências e muitos falaram das grandes dificuldades que os alunos apresentam e escrever. Muitos alunos não tiveram uma base consistente no que diz respeito à leitura e à escrita. Os professores apresentaram alguns trabalhos escritos pelos alunos e foram feitas algumas análises acerca das produções.


Outro ponto crítico no desenvolvimento de nossos alunos é a falta de hábito de leitura, muitos de nossos alunos vem da zona rural onde as dificuldades são muitas e a falta de um ambiente letrado caracterizam em alunos com várias dificuldades no processo leitura/escrita.

Mas os professores cursistas estão certos de que as atividades e sugestões apresentadas pelo GESTAR poderão ajudar e muito nessas dificuldades dos alunos.

Em um outro momento a turma foi dividida em grupos menores e foi iniciado um trabalho com o texto "Composição:Salário Mínimo" , de Soares , texto sugerido como atividade proposta na TP3. Os professores realizaram várias atividades, todas muito interessantes. Alguns grupos, aqueles que analisaram o texto como uma produção escolar levaram em consideração o contexto social do aluno e trabalharam outras questões relevantes como as marcas de oralidade, a escrita a estruturação das frases, ec.

Alguns grupos analisaram o texto de outra forma, mais dentro do contexto sócio-econômico e trabalharam outras questões inter-relacionadas como: Bolsa-família, bolsa-escola, vale-gás, dentre outras.

Certa de que seria um trabalho bem interessante, levei alguns outros textos, algumas charges e outros materiais para trabalharmos de forma intertextualizada e interessante. Os alunos construíram vários cartazes, criaram outros textos à partir daquele trabalhado. Me surpreendi com o trabalho dos cursistas.

Logo após a conclusão dessa parte da oficina foi realizado um debate com o tema: Como os gêneros textuais são utilizados em diferentes situações comunicativas e como sua composição tipológica é nem homogênea nem previsível. Foi apresentado vários exemplos textuais em forma de slaides, gravuras e outros.

Em preparação para a próxima oficina que tratará do tema "Letramento", foi apresentado um slaide com o tema. Vários comentários foram feitos e uma dinâmica também foi realizada. A dinâmica de construção de um poema a partir palavras e letras soltas e misturadas em um saquinho. Cada um ia retirando do saco uma palavra ou letra e formando assim um poema . As palavras foram coladas uma a uma ao lado da outra e coladas em um cartaz. Foi uma atividade bem legal e interessante. Logo foi apresentado um slaide com a poesia "Letramento" da Magda Soares.

Para encerrar foi feita a avaliação da oficina, cada professor cursista falou um pouco, falou das suas expectativas quanto ao curso e disseram estar bastante interessados em continuar com a formação.


Ao final do encontro foi servido um delicioso lanche que a diretora da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins nos serviu gentilmente. Até a próxima.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário