quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Memorial de Leitora

Memorial de Leitora...

Magna. Creio que meus pais não escolheram esse nome por acaso. Sempre, desde criança, tive "sonhos grandes”, “grandes” desejos e “grande” vontade de um dia ser "gente grande”. Como meu próprio nome indica; e desde sempre brincava de ser “gente grande”.

Nasci em uma “cidadezinha qualquer”, interior de minas, e como Drummond (desculpe-me a pretensão)... Descobri o mundo fantástico das letras, das imagens, da música, do colorido, da emoção. Via poesia em tudo... Na charmosa chacrinha Paciência onde passei minha infância, no encantador Cuiabá onde aprendi a conhecer meus primos e primas, Rio Grande com suas águas sempre tão misteriosas. Lembro-me bem da minha infância, da minha “grande” vontade de aprender, da minha curiosidade em ver o espetáculo da vida acontecer... E acontecia... Sempre acontece... Era um bezerrinho que nascia, uma galinha que sempre aparecia com uma nova ninhada de pintinhos, a porca pintada com seus nove porquinhos nadando no rio rumo a qualquer lugar. Aos poucos o meu mundo ia se tornando “grande”... Um universo de descobertas ia enchendo minha vida de sentidos.

Lembro-me de papai que sempre chegava em seu cavalo, com seus pensamentos distantes, seu olhar que parecia sempre alheio a tudo. Era um homem de presença, forte em suas atitudes talvez nem sempre tão sábias. Mas aquilo não era o mais importante para mim, talvez eu fosse a mais alheia àquele mundo de regras tão adultas, meu universo era outro, o universo das descobertas que se davam em torno de situações tão cotidianas.

Meus olhos sempre buscavam algo, saltavam em busca das letras nos jornais e papéis de embrulho que papai sempre trazia em seu alforje. Mamãe, com a luz de querosene nas mãos sempre ia retirando cada embrulho e aos poucos eu ia observando tudo. Lembro-me como se fosse hoje da minha grande vontade de conhecer o mundo das letras, conhecer o “mundo grande”.

Aos seis anos de idade já não via mais o Paciência como meu “grande mundo”, queria mais... Quando cheguei à escola, na cidade, tudo era novidade, tudo era descoberta, tudo era grande demais para uma pequena garota que sonhava “ser grande”, grande como a “Tia” Marilda que tinha uma voz firme e segura, tinha uma mão sábia que desenhava no quadro as letras como quem fazia uma obra de arte. Sábia professora que me apresentou um universo de possibilidades. MAGNA. Meu nome rabisquei já na primeira semana de aula e a partir daí minha história já começou a ser contada de uma outra maneira. A escola era para mim imensa, tudo era um amontoado de informações, tudo era mágico.

O Barquinho Amarelo foi o meu primeiro livro. A “tia” contava as histórias com uma voz que jamais ouvi outra igual, uma voz carregada de emoção, talvez a mesma emoção de “Marcelo” ao colocar seu barquinho na enxurrada pela primeira vez. Quem sabe a mesma emoção de “Rosinha” ao encontrar o ninho de “Cocota”.

Vários foram os livros e as histórias que povoaram o meu universo infanto-juvenil. Lembro-me com clareza de uma história que me fazia rir muito: Lúcia-já-vou-indo, eu tinha sete anos e aquela historinha, junto com tantas outras me encantara. E eram muitas outras histórias: O Corcunda de Notre Dame, O Pequeno Príncipe, Fernão Capelo Gaivota, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Heid e Outra vez Heid... Eram histórias que não acabavam mais.

Na adolescência descobri que gostava muito das histórias de aventura. Robinson Cruzoé me fascinava embora minha história “fosse mais bonita que a dele”. Várias outras aventuras vinham surgindo ao longo de minha vida: A ilha Perdida, Os pequenos Jangadeiros, Do outro lado da ilha, O mistério do cinco estrelas... Nossa, e eu ainda me lembro dessas histórias todas. É incrível...

Os clássicos da literatura brasileira fui conhecendo aos poucos e aos poucos fui também me encantando por essas outras histórias do “mundo adulto”. Enfim fui me encantando por algumas personagens tão interessantes, “Capitu” me chamava a atenção e eu sempre a defendia com minhas “pequenas grandes idéias”. Emocionei-me com algumas outras histórias, Ana Terra foi uma delas.

Clarice Lispector, Cora Coroalina, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Fernando Pessoa, Drummond... Grandes escritores, grandes mestres...

Ah! Eram muitas histórias, muitas descobertas. Realmente a descoberta do mundo letrado é fascinante.

Eu, como sempre, uma grande sonhadora, sonhava com as histórias que lia que ouvia... Sonhava representar uma daquelas histórias, sonhava conhecer a Europa, a Ásia, O Chile, O Egito, enfim, conhecer o mundo que via nas aulas de História com a professora “Dona Dirce”. Foram Histórias que me transformaram de alguma forma, me abriram um outro universo.

As aulas da “Dona Isis” que eram sempre tão tranqüilas, talvez por ela ser dona de uma voz tão fraca e mansa. Ela sempre falava de suas descobertas e aquilo tudo fascinava os pequenos adolescentes Suas idéias me situavam no universo, me mostravam como o mundo é grande e como devem ser grandes os sonhos do homem.

Nessa época já lia de tudo, lia o mundo de uma maneira enlouquecedora, queria conhecer muito mais, tinha sede de aprender. Mas a escola, como num piscar de olhos, de repente me parecia pequena, insignificante, sem novidades. Começava a perceber que queria ser professora, queria ensinar, queria fazer algo por um mundo melhor. O magistério, com “Tia” Fátima, Ercy, Dona Elza, me proporcionaram isso.

Quando me deparei com os pequenos de seis anos me chamando de "tia”, me vi grande, como a “Tia” Marilda a descortinar meu universo intelectual. A leitura, sempre a leitura, sempre me colocou de frente com a realidade.

Já na faculdade, não por acaso Letras, é que pude perceber que o universo de leitura é muito maior que eu imaginava e que as minhas grandes descobertas não passaram de um simples pontapé inicial para as minhas descobertas. Descobri que ainda não sou tão grande quanto imaginava ser, inda há um mundo inteiro de possibilidades esperando por mim que continuo sonhando em um dia “ser gente grande”. Grande como meu próprio nome já diz.

Um comentário:

  1. Oi Magna, arrasou heim menina...nem parece ser a pessoa que aparenta ser.( doidona, ).
    Estou brincando , sei te achei super capaz, alegre, pra cima e muito mais .
    Te adoro amiga.Seu memorial ficou perfeito.

    parabéns...
    Beijão

    SUMARA

    ResponderExcluir