quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oficina II da TP4

No dia 15 de agosto de 2009 iniciamos mais uma oficina, a oficina II da TP4 com o objetivo de desenvolver uma seqüência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.

Os textos apresentados nas Unidades 15 e 16 serviram de ponto de partida para várias discussões e reflexões. Vários comentários foram feitos e várias sugestões de atividades foram apresentadas.

O momento reservado ao relato das experiências do Avançando na Prática foi um momento de bastante interação e troca de experiências. Vários professores levaram textos dos alunos para serem analisados em grupo e várias sugestões de atividades de estruturação da escrita foram feitas.

Foi surpreendente o trabalho em grupo com a atividade sugerida na TP. Vários textos foram produzidos a partir do anúncio publicitário apresentado. Algumas atividades foram adaptadas para sala de aula, os objetivos a serem alcançados foram elaborados juntos ás questões. Surpreendi-me com a criatividade dos cursistas.


Vários professores falaram dos progressos alcançados ao longo do trabalho e como os Avançando na Prática estão sendo úteis ao desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Ao fazerem a avaliação da Oficina muitos se mostraram bastantes ansiosos em trabalhar as atividades sugeridas nas AAs e os Avançando na Prática. Muitos falaram de como eram as suas aulas antes e como são agora, falaram de seus alunos de agora.

Logo em seguida foi apresentada a próxima unidade: Estilo, Coerência e Coesão. Foi apresentado um slide com uma síntese do assunto a ser tratado nos próximos encontros.

Essa oficina foi, a meu ver, a mais produtiva até agora devido á quantidade de atividades e trabalhos dos alunos que os professores cursistas levaram para analisarmos juntos. Muitas sugestões de atividades foram apresentadas e pude perceber que os cursistas se interessaram mais em ler o material e discuti-lo de maneira reflexiva.


Espero que a próxima oficina seja tão produtiva quanto essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário