No dia 15 de agosto de 2009 iniciamos mais uma oficina, a Oficina II da TP4 a qual tem como objetivo desenvolver uma seqüência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.
Logo após a acolhida aos participantes foi lida uma mensagem em forma de slide que teve como objetivo incentivar e motivar cada vez mais todos os cursistas.
Foi feito uma síntese dos textos tratados nas unidades 15 e 16. Vários questionamentos foram feitos e algumas dúvidas surgiram ao longo das discussões. Muitos falaram que ainda não tinham despertado para a grande importância de se ler e de se fazer perguntas ao longo da leitura , essas são alternativas que levam o aluno a ter prazer e alegria ao longo da viagem literária.
Várias sugestões de práticas de leitura foram apresentadas e ao final todos ficamos certos de , em nossa escola, a grande defasagem de leitura se dá devido à forma inexpressiva com que trabalhávamos a leitura em sala de aula. Muitos experimentaram outras formas mais atraentes de leitura e puderam perceber que os alunos só precisam de incentivo às novas descobertas literárias, precisamos mostrar ao aluno um mundo de novas alternativas e deixá-lo confortável nesse ambiente de descobertas.
No momento do relato das experiências pude perceber que ainda existem professores resistentes às mudanças mas que aos poucos estão se adequando às novidades apresentadas pelo GESTAR. Muitos se mostraram conscientes em suas atividades e exploraram de forma enriquecedora as atividades propostas. Alguns ainda não conseguiram concluir as etapas do trabalho planejado devido à escassez de tempo e de material fornecido pela escola como xerox , folhas e etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário